Diretoras denunciam falta de merenda e produtos de limpeza em escolas de Engenheiro Coelho
08/11/2024
Sindicato dos servidores também aponta atraso em pagamentos de servidores. Creche Dirce Rosa de Oliveira, em Engenheiro Coelho
Reprodução/ Facebook
Diretoras de escolas e creches Engenheiro Coelho (SP) denunciam falta de merenda e produtos de limpeza nas unidades. Segundo elas, o problema ocorre desde o início do ano letivo de 2024.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Em diferentes ofícios à Presidência da Câmara de Vereadores, na quarta-feira (8), as diretoras da Creche Dirce Rosa de Oliveira e Escola Odécio Forner e a vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliza Franco de Oliveira afirmaram que a situação piorou desde o retorno das férias de julho.
"Não temos como higienizar e limpar a creche, pois não temos produtos de limpeza, lavar os lençóis e toalhas, lavar os banheiros, lavar as louças. Nosso freezer foi lavado ontem, pois não tem mais carnes, frutas há meses não vêm, açúcar, leite, arroz, feijão, tempero, óleo e por aí vai a lista enorme", elencam nos documentos.
Elas também relatam escassez de funcionários e consideram a situação um "descaso enorme por parte dos gestores públicos".
"Informamos que estaremos deixando os pais cientes da verdadeira situação em que nos encontramos, mesmo porque a culpa de chegar a esse ponto não é nossa, pelo contrário. Sempre buscamos o melhor e sempre dissemos aos pais que estava tudo bem", acrescentam.
Emef Eliza Franco de Oliveira, em Engenheiro Coelho
Prefeitura de Engenheiro Coelho
Atraso em pagamentos
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Engenheiro Coelho (Sispmec) também relatou ao g1, na quinta-feira (7), que servidores comissionados que foram exonerados pela prefeitura ainda não receberam verbas rescisórias.
O presidente do sindicato, Manoel Martins Pereira, também relatou problemas com pagamentos de férias do funcionalismo público municipal, incluindo servidores efetivos.
"Nós temos servidores que têm quatro, cinco férias sem receber. Goza, mas não recebe, então está tendo essas dificuldades nesse sentido também. Eu confirmo com você, sim, porque nós já temos algumas ações em relação a isso", detalhou.
Falta d'água
Outra reclamação enviada por moradores ao g1 e à EPTV, nesta sexta-feira (8), foi a respeito de falta d'água no bairro dos Universitários.
"A gente está sem água em casa desde ontem [quinta-feira]. Nossa casa tem caixa d'água e por isso demorou, porque existem moradores aqui do bairro que estão relatando falta de água há pelo menos três dias. O [bairro] Universitário tem problemas recorrentes com o abastecimento de água. Ano passado houve um problema semelhante [...] Foi cortada energia, a bomba da caixa não funcionava e o bairro ficou sem água por mais de uma semana", relatou professora Thamires Mattos, de 28 anos.
"Lá em casa está faltando água, os meus vizinhos estão sem água, muitos estão mandando mensagens em um grupo [no WhatsApp]. São dezenas e dezenas", relatou a moradora Renata Garcia.
Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público e moradores planejam realizar uma manifestação para cobrar soluções.
Vista aérea de Engenheiro Coelho
Prefeitura de Engenheiro Coelho
O que diz a prefeitura
Questionada pelo g1 sobre os relatos, a prefeitura se manifestou apenas em relação à falta d'água até a última atualização desta reportagem. Em nota, informou que o problema foi causado por falta de energia no poço que abastece a caixa d'água da região.
Também comunicou que transferiu a responsabilidade de fornecimento de energia, que até então era do loteador do local, ao Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saeec), por meio de decreto, para dar início à solução do problema.
"Neste momento, o bairro Universitário encontra-se em fase de reabastecimento, e a normalização do fornecimento de água está ocorrendo de forma gradual. O diretor interino da Saeec, Anderson Guidotti, garante que a situação está sendo monitorada e o abastecimento será plenamente restabelecido em breve", acrescentou.
Pagamento de funcionários
Em nota enviada na segunda-feira (11), a Prefeitura de Engenheiro Coelho informou que tem mantido o compromisso de realizar os pagamentos dos salários dos servidores rigorosamente antes do vencimento. E, sobre a merenda, apontou que, com o término do mandato atual e feriados, não foi realizado um estoque adicional de produtos nas unidades de ensino. Leia nota na íntegra, abaixo:
"Durante todo o mandato, a Prefeitura tem mantido o compromisso de realizar os pagamentos dos salários dos servidores rigorosamente antes do vencimento. No entanto, em relação às verbas rescisórias, incluindo as dos servidores comissionados dispensados, alguns repasses estão ocorrendo de maneira mais lenta. Esse ritmo reduzido de pagamento ocorre em função da queda de arrecadação, característica deste período do ano, e da diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Prefeitura assegura que, mesmo com este cronograma mais lento, todos os compromissos serão cumpridos", disse.
Merenda Escolar
Em relação à merenda escolar, a Prefeitura de Engenheiro Coelho declara que permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos e reafirma seu compromisso com o bem-estar dos servidores e dos estudantes da cidade.
"Em resposta às manifestações sobre a falta de alimentos nas escolas e creches para a merenda das crianças, a Prefeitura esclarece que, devido ao término do mandato atual e ao excesso de feriados, não foi realizado um estoque adicional de produtos nas unidades de ensino. A administração municipal, no entanto, garante que não há falta de suprimentos essenciais para o atendimento das necessidades dos alunos. Todos os esforços estão sendo direcionados para que as atividades escolares ocorram normalmente, sem prejuízo para as crianças da rede pública", acrescentou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba