Incidência de raios cresce em Piracicaba e Limeira em outubro apesar dos poucos dias com chuvas; veja números
02/11/2024
Limeira teve 3.761 raios em outubro. Número supera em 68,5% o total de incidências no mesmo mês em 2023. Em Piracicaba, foram 480 raios em 1 dia e, no acumulado do mês, 7.080 registros. Piracicaba registrou chuvas com raios e trovões no fim da noite de quinta-feira (29).
Vitor Prates/Rádio Piracicaba
O número de raios registrados em outubro de 2024, quando as cidades da região teve chuvas intensas mais recentes, cresceu relação ao mesmo período do ano passado. Em Limeira (SP), em todo o mês, o município teve 3.761 ocorrências. Número supera em 68,5% o total de incidências no mesmo recorte temporal do ano passado, quando Limeira teve 2.231 raios de 1º a 28 de outubro.
No dia 24 de outubro, quando o município sofreu com alagamentos e falta de energia, o Elat apontou registro de 188 raios em Limeira.
Piracicaba
No acumulado do mês, de 1º a 30 de outubro, Piracicaba (SP) teve 7.080 raios, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), enviado a pedido do g1.
A incidência de raios em outubro de 2024 equivale a cerca de 19% de todos os raios registrados no acumulado nos dez meses deste ano, com de 37.512 registros no Elat. Durante as chuvas na noite do dia 24 e madrugada de 25 de outubro, Piracicaba (SP) registrou de 480 raios, em um dia. A marca representa quase 8% da incidência acumulada do mês.
Em outubro de 2023, Piracicaba teve 5.243 raios.
Nenhum fenômeno específico
Embora as imagens tenham chamado atenção dos moradores na noite de quinta, o dado não surpreende especialistas. A incidência de raios já vem crescendo em Piracicaba, segundo o Elat/Inpe e, e neste mês, não foi associado a nenhum fenômeno específico.
Não houve registros de pessoas atingidas ou que se feriram de alguma forma por conta das descargas elétricas nesta quinta.
A região registrou poucos dias de chuvas, mas com tempestades intensas em outubro. Esse cenário pode explicar a maior incidência de raios, segundo explicou o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) Bruno Bainy.
"Em outubro, tivemos temporais expressivos nos dias 11 e 24 de outubro. Às vezes, temos uma tempestade com incidência elevada de raios", pontuou.
Menor número de chuvas
O mês de outubro registrou a menor soma de dias com chuvas em Piracicaba (SP) desde 2020. Neste ano, a cidade teve apenas oito dias com precipitações até esta quinta-feira (31), de acordo com medições do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o campus da Universidade de São Paulo na cidade.
🌧️O maior volume de chuvas se concentrou na última quinzena de outubro. De acordo com pesquisador da instituição, Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, a estimativa é que, nos próximos dois meses, as chuvas sejam mais distribuídas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Brasil registra mais de 800 mortes por raios em 10 anos
No verão
Em todo o mês de fevereiro de 2024, o grupo registrou 17.413 raios em Piracicaba. O que representa um aumento de 88,5% frente aos 9.236 raios registrados no mês de fevereiro de 2023.
Anos anteriores
E a alta não é somente no mês de fevereiro. Quando comparados os anos de 2022 e 2023, o levantamento do Elat/Inpe também indica um aumento.
Ao longo de todo o ano de 2023 foram registrados em Piracicaba 84.938 raios. Um aumento de 20% frente aos 70.641 raios em todo o ano de 2022.
Região Central de Piracicaba registrou recorrência de raios e trovões no fim da noite de quinta-feira.
Vitor Prates/Rádio Piracicaba
Tendência nacional
Segundo o coordenador do Elat/Inpe, Osmar Pinto Junior, os dados em Piracicaba seguem a tendência no país. De acordo com o especialista, é esperado, até o fim desse século, um aumento em torno de 40% na incidência de raios no Brasil, devido ao aquecimento do planeta.
Cuidados durante tempestades de raios
Cuidados dentro de casa
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante a tempestade
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba